terça-feira, 5 de novembro de 2013

UM SANGUE AZUL POR MÉRITO

por Josinaldo Cruz
Significado de Mérito



  • s.m. Aquilo que faz com que uma pessoa seja digna de elogio, de recompensa; MERECIMENTO.
  • Qualidade apreciável de uma coisa, de uma pessoa.
  • O que caracteriza a ação de merecer honras ou castigos; merecimento: condenado pelos seus méritos; prêmio recebido pelos seus méritos. 
Jurídico. O ponto chave numa disputa litigiosa; o que serve de base para uma deliberação legal; merecimento.

(Etm. do latim: meritum)




Observando em poucos dias a atual situação de nossa corporação, me deparei com uma realidade que levou-me a refletir sobre essa nomenclatura que tanto almejamos.
Será que realmente estamos preparados para receber tal responsabilidade?
Em números somos 214 homens e mulheres divididos em 2 grupos que nada mais é pessoas trabalhando em um só objetivo, proteger bens, instalações e serviços do município. Então, está tudo certo!
Deveria estar se não fosse à inquietude natural do ser humano.




Somos humanos; e mesmo se depois do nascimento não houver nenhum registro a respeito, não podemos negar a nossa natureza.
E por falar em natureza; temos uma mania em querer intitular tudo em documentos/leis. Claro, que um advogado terá a legitimidade de seu cargo, só depois que passar por um processo avaliativo e receber a sua carteira da OAB, ou melhor dizendo, só será aceito em lei, se ele por mérito, fazer valer. É assim pra tudo nesta vida.
Nasceu, tem que haver um registro para certificar se é masculino ou feminino. Morreu, tem que ter algo escrito para legitimar a morte. Fez um curso, apanhe o seu certificado. E assim a sociedade monta a sua harmoniosa sinfonia.
E o mais curioso disso tudo é que não se criou a lei pra depois ser cumprida. Ela veio na necessidade do seu tempo, para justificar o seu cumprimento.
Um menino não precisou de um aval do cartório de nascidos vivos para nascer do sexo masculino, ele primeiro teve que nascer. 
A vítima de um assassinato não precisou de um documento de óbito para morrer, primeiro teve que morrer.
Ninguém recebe um certificado antes de finalizar um curso e profissional algum vai receber o titulo que tanto almeja se não começar a agir como tal, sendo que até a salvação é dada mediante as obras.
“O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber,” Romanos 2:6
Pois é também natural do homem fazer por merecer...



Observando nesses últimos dias os componentes de nossa instituição vi muita coisa boa.
Somos artistas, professores, aspirantes a advocacia, pessoas com sangue no olho, guerreiros, pais excelentes, mães formidáveis, lutadores... Enfim, até pastores e filósofos. E não consigo entender o quanto se deixa atrair pelo o que é negativo, quando necessariamente o momento pede uma ação mais positiva.

Temos muito a contribuir, mais do que somente falar.

Vejo também que tem alguns agindo em prol do comum, uns buscando seus próprios ideais e outros aguardando só um barulho maior para desceram do muro, sendo que todos buscam o mesmo objetivo: A APROVAÇÃO DO ESTATUTO QUE LEGITIMA AS AÇÕES DESTA GUARDA MUNICIPAL EM QUE VIVEMOS e NOS MANTEMOS.
Perguntei no inicio: Será que realmente estamos preparados para receber tal responsabilidade? E acrescento ainda, como será esta instituição depois da aprovação desta lei? Temos realmente observado qual bandeira estamos levantando?
Estou pelo o que é correto, A COMUM UNIDADE, e dou força ao que nos fortalece.




Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa. Provérbios 12:14


JOSINALDO DA SILVA CRUZ/ GUARDA MUNICIPAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário